PROGRAMA DO ROCHINHA

De Segunda a Sexta, das 6h às 7h, na FM MAIOR DE BATURITÉ 93,3. E-mail: programadorochinha@gmail.com - Fone: (85) 3347-1177 WhatsApp: (85) 9 9156-2117

FM MAIOR 93,3

  • Notícias

    segunda-feira, 21 de outubro de 2019

    Chorozinho promove capacitação de Agentes de Combate às Endemias para Diagnóstico, Vigilância e Controle do Tracoma

    A Secretaria Municipal da Saúde de Chorozinho, promoveu entre os dias 15 e 17 de outubro, a capacitação de Agentes de Combate às Endemias para Diagnóstico, Vigilância e Controle do Tracoma. Os profissionais da área da saúde atuarão nas escolas do município para diagnosticar possíveis casos de tracoma em crianças de 1 a 10 anos.


    O objetivo é normatizar as atividades de vigilância e o controle do tracoma com vistas à eliminação da doença, enquanto causa de cegueira, e fornecer as informações e os subsídios necessários ao planejamento, à execução e à avaliação dessas atividades.

    Você Sabia?

    O tracoma é uma doença infecciosa e altamente contagiosa que compromete a córnea e a conjuntiva podendo levar à perda total da visão (cegueira) nos casos mais graves, caso não haja uma intervenção pelo profissional da saúde.

    Em muitos casos a doença pode não apresentar sintomas, mas é importante ficar atento aos olhos se estiverem vermelhos e irritados, lacrimejantes e com secreção, coçando, com sensação de arei e intolerância à luz. Sua transmissão ocorre por meio da secreção dos olhos com tracoma de uma pessoa para outra, principalmente em ambientes coletivos, como escolas e creches. Objetos contaminados, roupas de cama, lenços e toalhas também podem transmitir a bactéria.

    Para evitar o contágio, a dica é incentivar e dar exemplo para crianças lavarem as mãos e o rosto várias vezes ao dia, não coçarem os olhos, não usarem toalhas ou lenços de outras pessoas e até mesmo evitarem dormir na mesma cama com várias pessoas.

    Patrícia Marinho

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário