PROGRAMA DO ROCHINHA

De Segunda a Sexta, das 6h às 7h, na FM MAIOR DE BATURITÉ 93,3. E-mail: programadorochinha@gmail.com - Fone: (85) 3347-1177 WhatsApp: (85) 9 9156-2117

FM MAIOR 93,3

  • Notícias

    quarta-feira, 6 de novembro de 2019

    Saiba por que os cães cheiram o rabo uns dos outros?

    De acordo com a médica veterinária Karine Evangelho em entrevista à revista Terra, é nessa área que se encontram as glândulas anais, que produzem um líquido de tom castanho e com um cheiro intenso. O odor fornece aos outros cães informações chave, como a raça, se é macho ou fêmea e, especialmente, o estado de espírito do animal.


    "Funciona como se fosse uma espécie de cartão do cidadão canino", exemplifica. Os cães regem-se pelo olfato de duas maneiras – pela eliminação de aromas específicos nas fezes, urina ou secreções glandulares e também pelo cheiro do seu próprio corpo.

    Trata-se de um tipo de comunicação que recorre a mensagens químicas, denominadas de feromonas.

    Curiosamente os cães mais submissos tapam completamente as suas glândulas anais, para evitar que os outros sintam o seu cheiro. Ou seja, anda literalmente com o ‘rabo entre as pernas’. Já quando um cão deseja demonstrar autoridade, levanta o rabo para exalar mais cheiro, explica a veterinária.

    Nos grupos, a identificação do líder é feita justamente por esse processo. O animal abana o rabo para mostrar que é o elemento dominante em determinado ambiente. "Todavia, se não existe uma relação de liderança, cheiram-se, reconhecem-se, mas não abanam o rabo", conclui Karine Evangelho.

    Meio Norte

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário