PROGRAMA DO ROCHINHA

De Segunda a Sexta, das 6h às 7h, na FM MAIOR DE BATURITÉ 93,3. E-mail: programadorochinha@gmail.com - Fone: (85) 3347-1177 WhatsApp: (85) 9 9156-2117

FM MAIOR 93,3

  • Notícias

    segunda-feira, 23 de março de 2020

    Saiba mitos e verdades sobre o novo coronavírus

    Com o avanço do coronavírus, diversas informações falsas são divulgadas a respeito. O Sistema Verdes Mares reuniu as principais dúvidas e desmistifica as informações, que são importantes na prevenção da doença.
    1. É PERIGOSO ABRIR ENCOMENDAS QUE CHEGAM DA CHINA?
    Mito. O vírus não sobrevive muito tempo em objetos, portanto, não há riscos.

    2. AS MÁSCARAS NÃO PROTEGEM DO CORONAVÍRUS?
    Mito. As máscaras são protetoras, mas não evitam a doença. Nariz e boca devem estar protegidos.

    3. O VÍRUS NÃO SE PROPAGA EM CLIMAS QUENTES?
    Mito. Especialistas confirmam que o vírus é de clima frio, mas também é capaz de se propagar, com dificuldade, em climas quentes. O vírus também é ultrassensível à radiação do sol e à luz ultravioleta. Não há garantias que o clima seja protetor.

    4. A VACINA DA PNEUMONIA PROTEGE CONTRA O CORONAVÍRUS?
    Mito. A vacinação é recomendada por evitar doenças respiratórias, mas ainda não existe uma vacina específica contra o Covid-19, mas mais de 20 já estão em teste, segundo a OMS.

    5. A COVID-19 É TRANSMITIDA POR PICADAS DE MOSQUITO?
    Mito. A transmissão é feita, principalmente, pelo contato com pessoas infectadas, através de gotículas expelidas quando a pessoa doente tosse ou espirra, explica a OMS. Não existe qualquer evidência que suporte a alegação de que este vírus pode ser transmitido através de insetos.

    6. MESMO COM MÁSCARAS, AS PESSOAS PODEM SER CONTAGIADAS?
    Verdade. Não é só pelas vias respiratórias que podemos nos contaminar com o vírus. Se caso uma pessoa estiver com máscara em um transporte coletivo e encostar em um local contaminado com as mãos e coçar os olhos, pode ser contaminada.

    7. QUALQUER PESSOA PODE CONTRAIR O CORONAVÍRUS?
    Verdade. Apesar de idosos e pessoas com alguma doença de base (como diabetes, problemas cardíacos e respiratórios) estarem no grupo de risco, não é impossível que o vírus contamine outras pessoas, inclusive crianças.

    8. A MÁSCARA N95 É A MAIS APROPRIADA PARA A PREVENÇÃO DO NOVO VÍRUS?
    Verdade. Essas máscaras são diferentes das máscaras cirúrgicas comuns. Com a N95, gotículas não conseguem entrar em contato com a pele de quem usa, mas não elimina o risco de contágio, pois o uso inapropriado e as mãos mal higienizadas são alguns dos outros cuidados.

    9. AINDA NÃO EXISTE TRATAMENTO?
    Verdade. Apesar de não existir tratamento específico, é indicado repouso e ingestão de bastante água. Analgésicos e antitérmicos também estão sendo utilizados para tratar a doença.

    10. OS SINTOMAS SÃO PARECIDOS COM OS DE UMA GRIPE NORMAL?
    Verdade. Os sintomas são: febre, tosse e falta de ar. Os processos de cura também são semelhantes aos da gripe. Entenda a diferença para o resfriado e a gripe comum.

    11. É MAIS ARRISCADA A TRANSMISSÃO NO PERÍODO DE CHUVAS?
    Verdade. Muitas pessoas em ambientes fechados é uma situação mais comuns durante a quadra chuvosa. “Em épocas do ano em que as pessoas tendem a ficar mais próximas em locais fechados é claro que a chance de propagação da doença é maior, mas o que teria mais importância (para a propagação) seria o clima frio e seco”, diz o médico infectologista Danilo Campos.

    12. HÁ REMÉDIOS NÃO ADEQUADOS PARA QUEM ESTÁ COM OS SINTOMAS?
    Verdade.  A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomendou, nesta terça-feira (17), que as pessoas não usem ibuprofeno para tratar possíveis sintomas de Covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus.

    13. VITAMINA D PROTEGE CONTRA CORONAVÍRUS?
    Verdade. Segundo o Ministério da Saúde, não. Até o momento, não há nenhum medicamento específico para prevenir a infecção pelo novo coronavírus.

    14. GRÁVIDAS CORREM MAIS RISCOS?
    Verdade. O Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, na sigla em inglês), explica que as mulheres grávidas passam por alterações imunológicas e fisiológicas que podem torná-las mais suscetíveis a infecções respiratórias virais, com a do Covid-19. Logo, fazem parte de um grupo de risco, tal qual os idosos com mais de 60 anos.

    15. POSSO DIVIDIR BANHEIRO COM ALGUÉM COM CORONAVÍRUS?
    Mito. De acordo com a Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), a orientação é destinar um quarto e um banheiro para uso exclusivo da pessoa infectada ou com suspeita de infecção. O quarto deve ficar com a porta fechada, mas deve ocorrer ventilação por uma janela e entrada de luz solar.

    É quase certo que compartilhar o ambiente vai gerar transmissão, mesmo que se tomem os cuidados de higienização necessários, porque isso não impede a transmissão, apenas diminui a possibilidade.

    16. POSSO PEGAR CORONAVÍRUS PELO USO DO BANHEIRO DE ALGUÉM INFECTADO?
    Verdade. O paciente infectado ou com suspeita de coronavírus precisa desinfetar vaso sanitário, interruptores, maçaneta, descarga, por exemplo. Não compartilhem pasta de dente, sabonete de pia e toalha de rosto.

    Esses objetos devem ser individuais, nem devem estar ao lado do objetos usados com quem tem sintomas ou está infectado.

    17. CORONAVÍRUS PODE SER TRANSMITIDO PELO SEXO?
    Verdade. Ainda é muito cedo para ter esse tipo de certeza em relação ao Sars-CoV-2. O que se sabe é que o sexo envolve contato íntimo e proximidade física, o que pode ser suficiente para a transmissão do vírus. Pelo contato físico, a resposta é sim.

    18. O CORONAVÍRUS DEVE DURAR ATÉ JULHO?
    Mito. A OMS disse que ainda é cedo para prever o fim da pandemia. A da Sars durou cerca de um ano. O novo coronavírus pode se espalhar com rapidez e se
    mostrar mais infectante ou então se enfraquecer e se tornar mais um, como o da influenza, uma gripe forte que vai e volta. Ainda não se sabe.

    19. O CORONAVÍRUS FICA 5 DIAS NO CORPO ATÉ APARECER OS PRIMEIROS SINTOMAS?
    Mito. O período de incubação, o tempo entre o contágio e o aparecimento dos sintomas, pode ser de um a 14 dias, mas o mais comum são cinco dias.

    20. CORONAVÍRUS MATA CRIANÇAS?
    Verdade. O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanon Ghebreyesus, anunciou na última segunda (16) que o novo coronavírus já causou a morte de jovens e crianças. O alerta foi feito porque se disseminou a informação de que apenas idosos e pessoas com doenças pré-existentes desenvolvem casos graves da Covid-19.

    DN

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário