PROGRAMA DO ROCHINHA

De Segunda a Sexta, das 6h às 7h, na FM MAIOR DE BATURITÉ 93,3. E-mail: programadorochinha@gmail.com - Fone: (85) 3347-1177 WhatsApp: (85) 9 9156-2117

FM MAIOR 93,3

  • Notícias

    3 de jul. de 2017

    Morre Dr. Mota, prefeito duas vezes por Capistrano

    CLIQUE AQUI E ESCUTE A HOMENAGEM DO PROGRAMA AO DR. MOTA

    Henrique Antonio Fonseca da Mota, filho de Fernando Cavalcante Mota e Maria Helena Cavalcante Mota. 

    Motinha como era conhecido, nasceu em 25 de novembro de 1950 em Fortaleza. Médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará em 1974, isso com apenas 24 anos, fez especialidade no Hospital IASRJ no Rio de Janeiro. Casado com Emília Maria Aguiar Fonseca Mota, teve 03 filhos: Henrique, Felipe e Emília.

    Dr. Mota chegou em Capistrano em 1966 – 1968, ainda como acadêmico de medicina, desde então iniciou sua trajetória médica em Capistrano e nas cidades vizinhas, vindo a residir na Fazenda Carqueija por volta do ano 1979. Motinha dedicou sua vida atendendo aos mais carentes e necessitados. 

    Dr. Henrique Mota foi Chefe do Departamento Médico do Fortaleza Esporte Clube entre os anos de 1971 a 1973 e também Sub-Secretário de Saúde do Estado do Ceará em 1983 a 1987.

    Foi eleito vice-prefeito em 1989-1992, depois prefeito em 1993-1996, e novamente eleito a prefeito em 2001-2004. Sua maior prioridade sempre foi a população mais carente. Destacamos:

    Hora de trator para pequenos agricultores;
    Distribuição de peixe na semana santa;
    Implantação da Vaca Leiteira;
    Programa Cabra Leiteira;
    Criação do Bolsa Estudantil  para incentivar alunos que iniciavam o ensino superior em Quixadá;
    Combate a Mortalidade Infantil;
    Distribuição de Urnas Funerárias;
    Distribuição de Kits para as Gestantes;
    Sopões;
    Transporte gratuito para os munícipes que trabalhavam em Fortaleza, entre outros.

    Capistrano, perde um filho, que adotou e foi adotado. E que toda população ficou enlutada ao tomar conhecimento do falecimento de uma figura ícone da medicina e política local. Motinha foi e sempre será lembrado pelo bordão de “Solidariedade” em que tinha como princípio, ao atender a todos com a mesma prontidão, sem vaidades.

    Dr. Mota, faleceu à zero hora de sábado, 01 de julho de 2017, em Fortaleza. Seu corpo foi velado em Capistrano e Fortaleza e o sepultamento ocorreu no mesmo dia no cemitério São João Batista, na capital cearense.

    LEMBRANÇAS QUE O TEMPO NÃO VAI APAGAR

    No ano de 1986 Tasso Jereissati foi eleito governador do Ceará apoiado pelo irmão do Dr. Mota, Governador Gonzaga Mota. Tasso Jereissati foi a Baturité e fez um comício regional. O slogan da campanha de Adauto Bezerra, que já tinha sido governador, era: "Vamos reconstruir o Ceará".

    Dr. Mota foi foi chamado no comício para falar para uma multidão de cerca de 10 mil pessoas e pediu 30 segundos de silencio e disse: "Quem pensa em reconstruir é porque não fez bem feito".

    No ano de 1992, em sua segunda eleição de prefeito, a  música de Zezé de Camargo  e Luciano "Quem é ele", foi adaptada para retratar o estilo humilde de Dr. Mota. Essa música percorreu todo o município de Capistrano, sendo  carro chefe de sua campanha.

    CLIQUE E OUÇA ZEZÉ DE CAMARGO E LUCIANO

    Além de médico, político e brincalhão Dr. Mota, conhecia muitas músicas e as letras. Ele gostava e cantava "Ai mouraria", música de Amália Rodrigues.

    CLIQUE E OUÇA AI MOURARIA

    Nesse domingo, 02 de julho no início do jogo Fortaleza x Confiança, foi dedicado um minuto de silencio em homenagem a Dr. Mota, pois o mesmo  foi médico do tricolor de aço.


    Muitas homenagens e mensagens foram deixadas pelos seus amigos e familiares, vejamos algumas:

    Zé Antunes - 00:10h. de sábado -  É com muita dor e tristeza que informo aos amigos que meu querido irmão Henrique (Motinha)acabou de falecer.

    xx

    Felipe Mota - 03:04h. de sábado -  Descanse em paz MEU VELHO, seu legado terá continuidade pautado na dignidade e na palavra que nunca esquecerei rotineiramente falada por você, HUMILDADE , meu coração sangra, vai com DEUS, um dia nos encontramos no outro plano.

    xx

    Felipe Mota 04:11h. de sábado - Seu desejo será realizado, vamos dar o último Adeus a terra que ele amava. CAPISTRANO.

    xx

    Vereador Andrade -  Capistrano  perdeu um grande homem. Um amigo de todos, grande profissional que sempre esteve ao lado dos mais humildes, um líder por excelência. A medicina e a política estão de luto. Que Deus lhe conceda um bom lugar e conforte a todos os familiares e amigos.

    Xx

    Danila Araújo -  Médico muito humilde, apesar de  ter sangue de uma das famílias mais influentes dentro do estado do Ceará, não deixou que isso em momento algum fosse motivo de arrogância e vaidade para as pessoas que sempre procuravam ele em busca de auxilio, foi um PAI para muitos em Capistrano, sempre ao lado das pessoas humildes e carentes. Que Deus te acomode em sua nova morada. Meu grande amigo Motinha.

    Xx

    Padre Eudásio - Pêsames à sua família e ao falecido a recompensa dos justos.

    Xx

    Antônio José Porto Mota  - É com pesar que informo o falecimento de meu tio Henrique Antônio Fonseca da Mota, na madrugada deste sábado, em Fortaleza (CE). Motinha, como era carinhosamente chamado por nós, familiares, era um médico com vasta carreira no Estado do Ceará. 

    Era um homem dedicado e solidário que teve importante atuação política na cidade de Capistrano, onde foi prefeito (por dois mandatos) e vice-prefeito em uma oportunidade. Atuou, também, como Chefe do Departamento Médico do Fortaleza Esporte Clube nos anos 70. 

    Registro aqui nossos pêsames a sua esposa Emília aos queridos primos  Henriquinho, Felipe e Emilinha. Que Deus os conforte, na certeza de que o nosso querido Motinha, um homem que praticou incessantemente o bem, já está acolhido na paz celestial.

    Xx

    Cristina Santos Cavalcante - É com muito pesar, que ficamos sabendo ao amanhecer da triste notícia do falecimento desse grande homem. Dr. Henrique Mota, eterno Motinha. Amigo, médico , político, pai. Que fez parte da historia da minha família e de várias famílias capistranenses. Ele parte deixando-nos muitas lições de amizade, humildade, ética, e de amor ao próximo. Descanse em paz Dr. Mota. Minhas sinceras condolências à família enlutada. 

    Xx

    Silvanete Martins - Hoje o dia amanheceu triste, uma notícia de falecimento que chocou todos os Capistranenses. O falecimento de um líder. 

    Uma pessoa que amou a cidade de Capistrano com todas as suas forças. Falo do incrível Dr. Henrique Mota, ou seja Dr.Mota. 

    Um homem que dedicou parte de sua vida aos  filhos de Capistrano. Foi amigo, caridoso, atencioso, enfim um líder em todos os sentidos. Hoje ele partiu, deixando muita saudade um vazio imenso, podemos ver na fisionomia de cada um que compareceu ao cortejo, cada um tinha uma história pra contar, em lágrimas agradecia aquele que foi e será sempre um ídolo insubstituível. 

    O homem que se preocupava com os menos favorecidos, e procurava ajudar a todos, dentro de suas possibilidades. Hoje até o céu chorou, banhou nossa cidade com chuva, simbolizando as lágrimas de todos que ali se encontravam  prestando sua última homenagem aquele que soube conquistar seu povo com seu carisma, sua atenção e humildade. 

    Vai em paz Dr. Mota. Que sua chegada no infinito seja festejada pelos anjos do senhor Jesus. E que Jesus, te  recompense, por tudo que  fez por essa terra e por essa gente que tanto te amou. Sua lembrança, ficará eternizada no coração de cada Capistranense. segura na mão de Deus e vai.


    Para nós do Programa do Rochinha da FM Maior de Baturité, Dr. Mota vai permanecer vivo, é tanto que ele fala aqui no Programa, sobre a vida e a morte.







    Nenhum comentário:

    Postar um comentário