PROGRAMA DO ROCHINHA

De Segunda a Sexta, das 6h às 7h, na FM MAIOR DE BATURITÉ 93,3. E-mail: programadorochinha@gmail.com - Fone: (85) 3347-1177 WhatsApp: (85) 9 9156-2117

FM MAIOR 93,3

  • Notícias

    segunda-feira, 25 de março de 2019

    31% das cidades cearenses ainda não municipalizaram o trânsito

    Passados 21 anos da implantação do Sistema Nacional de Trânsito (SNT), a chamada municipalização, pouco se avançou na adesão das cidades à norma prevista no Código de Trânsito Brasileiro desde o início de sua vigência, em 1998.

    Conforme levantamento realizado pelo Sistema Verdes Mares, há ainda 31 municípios do Estado que não aderiram ao SNT - dentro de um universo de 100 cidades cearenses, uma vez que municípios com menos de 20 mil habitantes ficam fora do alcance da lei. Duas décadas depois, o desafio é ampliar este quadro e garantir o cumprimento das leis de trânsito, gerando, consequentemente, maior segurança a condutores e pedestres.

    Em Morada Nova houve redução. Com o trânsito municipalizado há 13 anos, a cidade alcançou importante declínio na quantidade de acidentes "devido ao maior rigor e fiscalização desempenhados pelos 21 agentes", conforme pontua o diretor de operações José Anjo da Silva. Em 2016, por exemplo, foram 1.381 acidentes. Já no ano passado, houve uma redução, sendo anotadas 1.075 ocorrências.

    No próximo mês, o Ministério Público do Ceará (MPCE), Tribunal de Contas do Estado (TCE) e Detran, iniciam uma caravana pelo interior do Estado para expor, aos gestores a importância e necessidade de se cumprir a determinação do Código de Trânsito Brasileiro. Conforme a assessoria do Detran, a aplicação rigorosa das leis gera um ciclo virtuoso.

    DN

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário