PROGRAMA DO ROCHINHA

De Segunda a Sexta, das 6h às 7h, na FM MAIOR DE BATURITÉ 93,3. E-mail: programadorochinha@gmail.com - Fone: (85) 3347-1177 WhatsApp: (85) 9 9156-2117

FM MAIOR 93,3

  • Notícias

    7 de mar. de 2019

    Qual a forma mais saudável de fazer o ovo:cozido, mexido ou frito?

    O ovo já foi considerado como um vilão da alimentação saudável por se acreditar que ajudava a elevar os níveis de colesterol. Mas, graças à ciência, o alimento foi redimido e elevado ao patamar de superalimento pelos nutrientes que contém e deve ser consumido com frequência.

    O ovo tem colesterol, só que é importante ressaltar que foi provado que o que aumenta o nível são as gorduras saturadas, algo que está em baixa quantidade no ovo, fazendo deste alimento uma proteína mais saudável e com muitos benefícios para a saúde.

    Para a perda de peso

    O ovo aumenta a sensação de saciedade, uma vez que, por ser rico em proteínas, facilita os processos de emagrecimento.

    Para a memória

    A gema do ovo é rica em colina, uma substância que faz parte da síntese da acetilcolina, um neurotransmissor importante para a concentração e a memória.

    Para a visão

    Além de ser uma ótima fonte de vitamina que protege a córnea do olho, o ovo contém dois antioxidantes a luteína e zeaxantina, que protegem contra os danos dos raios UV.

    Para os ossos

    Devido à presença de cálcio e de vitamina D em um só alimento, o ovo garante uma melhor absorção do cálcio, protegendo a massa óssea.

    Para o coração e artérias

    O aminoácido conhecido por homocisteína presente na gema do ovo, assim como o ômega 3, as vitaminas antioxidantes A e E  e outros minerais diminuem o risco de enfarte e AVC.

    Para a anemia

    O ovo é uma proteína de alto valor biológico e rica em ferro, sendo uma boa arma contra anemia.

    Mas qual a forma mais saudável de consumir o ovo?

    Estas são as maneiras mais saudáveis de preparar ovos.

    Ovo cozido

    Sem dúvida essa é a maneira mais saudável de consumir o ovo, pois não necessita adição de gorduras, além de ser prático e pouco calórico.

    Ovo quente

    Não leva gordura e também é pouco calórico, porém o importante é saber o ponto ideal para não correr o risco de contaminação por salmonela.

    Ovo estrelado

    Deve usar uma frigideira antiaderente sem gordura, pois os óleos vegetais em altas temperaturas transformam-se em gordura transgênicas, que são prejudiciais para a saúde.

    Ovo mexido

    Pode ser feito também na água, colocando uma colher de chá de água para cada ovo, deixar ferver e colocar os ovos, temperar e mexer. Uma ótima opção também é usar o óleo de coco, que não perde as suas propriedades naturais em altas temperaturas.

    Meio Norte

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário