PROGRAMA DO ROCHINHA

De Segunda a Sexta, das 6h às 7h, na FM MAIOR DE BATURITÉ 93,3. E-mail: programadorochinha@gmail.com - Fone: (85) 3347-1177 WhatsApp: (85) 9 9156-2117

FM MAIOR 93,3

  • Notícias

    quarta-feira, 25 de setembro de 2019

    Festejos de São Francisco têm início em Canindé com participação de milhares de devotos

    Milhares de devotos participaram na madrugada dessa terça-feira (24), em Canindé, da abertura dos festejos em homenagem a São Francisco das Chagas, padroeiro desta cidade do Sertão Central.


    De acordo com a organização do evento religioso, aproximadamente 30 mil pessoas, de várias localidades deste Município, de cidades vizinhas e de outros estados participaram do primeiro ato religioso dedicado a São Francisco.

    A celebração, na Praça da Basílica, no Centro da cidade, teve início às 4h, com o hasteamento da bandeira, acompanhado da queima de fogos, com os fiéis saudando o santo protetor dos pobres e dos animais.

    Em seguida, o reitor do santuário paróquia franciscano, frei Marconi Lins, presidiu a primeira missa da programação religiosa que se estende até o dia 4 de outubro, dedicado ao santo.

    Durante os 11 dias de festejos em Canindé, os romeiros poderão assistir as missas na Quadra da Gruta às 5h, 7h, 9h, 11h e 16h; no Mosteiro das Irmãs Clarissas e na Igreja do Monte às 6 horas; na Igreja das Dores às 8h e 10h. Já as novenas, ocorrerão de 25 de setembro a 3 de outubro na Praça dos Romeiros a partir das 18 horas.

    Os batizados, de 24 de setembro a 3 de outubro, serão no Complexo São Damião e as confissões das 6h às 11h e das 14h às 17h, no mesmo local, ao lado da Basílica.

    Missas dedicadas 

    Na programação festiva serão realizadas duas missas especiais. Uma delas no dia 27, celebrada na Quadra da Gruta, às 16h, será dedicada aos sanfoneiros e comunicadores. No dia seguinte, 28, será a vez de reunir os vaqueiros, às 10h, no Parque de Exposições Municipal.

    A expectativa dos paroquianos para os festejos deste ano é de mais de um milhão de romeiros. A estrutura receptiva, incluindo abrigos e banheiros, foi ampliada, e a segurança reforçada. Além da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, a Autarquia Municipal de Trânsito, a Guarda Municipal e equipes da Secretaria de Saúde do Município foram reforçadas para atenderem os visitantes. O objetivo é assegurar tranquilidade e evitar infortúnios para os devotos.

    Basílica de Canindé

    A Basílica de Canindé é considerada o maior santuário franciscano no continente americano. Segundo historiadores, no ano de 1775, o sargento-mor português Francisco Xavier de Medeiros, reconhecido como fundador do povoado se estabeleceu às margens do Rio Canindé, onde, contado com o auxílio dos moradores da região  iniciou a construção da capela dedicada a São Francisco das Chagas. No início do século XIX, grandes romarias e festejos em homenagem ao santo já eram tradicionais nesta freguesia.

    Diário do Sertão

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário