PROGRAMA DO ROCHINHA

De Segunda a Sexta, das 6h às 7h, na FM MAIOR DE BATURITÉ 93,3. E-mail: programadorochinha@gmail.com - Fone: (85) 3347-1177 WhatsApp: (85) 9 9156-2117

FM MAIOR 93,3

  • Notícias

    terça-feira, 10 de setembro de 2019

    Saúde Ocular: Cuidados simples para manter a visão saudável

    Atualmente as deficiências nos olhos atingem 314 milhões de pessoas no mundo, segundo o Ministério da Saúde. Este número poderia ser menor, se medidas simples de prevenção fizessem parte da rotina. Evitar coçar, usar óculos específicos com proteção ultravioleta e não abusar do uso de celulares e de computadores, por exemplo, auxiliam para que a visão esteja protegida de lesões.


    O oftalmologista, Roberto Tadeu Ferreira, alerta sobre alguns hábitos que interferem na saúde dos olhos. “Fumar não é apenas prejudicial aos pulmões, pode também ocasionar a degeneração da retina com grande perda visual, de aproximadamente 90%. Além disso, doenças sistêmicas, como o diabetes e a hipertensão arterial, que são possíveis de controlar, podem causar danos na retina e provocar a perda da visão”, explica.

    Além de patologias e acidentes mais complexos, a irritação nos olhos também é uma queixa constante. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) a poluição aumenta drasticamente todos os anos e essas impurezas contidas no ar estão diretamente ligadas à lubrificação e saúde da visão. Um estudo feito por uma universidade em São Paulo comprovou que os micro-organismos presentes na atmosfera afetam as lágrimas e desequilibram as funções protetoras. Logo, os olhos secam e ficam mais suscetíveis a problemas. “Essas coceiras podem gerar irregularidade na córnea e desenvolver ceratocone, condição em que a córnea se curva para fora”, conta o especialista.

    Pensando em contágio, o oftalmologista chama a atenção para o uso de maquiagem. “Ressalto a importância de sempre retirar os resíduos para dormir para evitar irritação. E não compartilhar lápis de olho, máscara de cílios, pincéis de sombra, delineadores, entre outros itens, pois o contato com artigos contaminados aumenta o risco de conjuntivite infecciosa e terçol”.

    “Conforme a OMS, o glaucoma é a maior causa de cegueira no mundo e não dá sinais ou sintomas. Dessa forma, reforçamos como os olhos são órgãos delicados e merecem um cuidado especial, tanto quanto as outras áreas do nosso corpo”, ressalta o médico. “Realizar uma visita periódica ao oftalmologista, com consulta pelo menos uma vez por ano, para quem não tem patologias diagnosticadas, e realizar exames nesse mesmo período é essencial para manter sua visão saudável”, finaliza.

    Meio Norte

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário