PROGRAMA DO ROCHINHA

De Segunda a Sexta, das 6h às 7h, na FM MAIOR DE BATURITÉ 93,3. E-mail: programadorochinha@gmail.com - Fone: (85) 3347-1177 WhatsApp: (85) 9 9156-2117

FM MAIOR 93,3

  • Notícias

    quarta-feira, 25 de setembro de 2019

    Sedentarismo, cigarro e bebida alcoólica aumentam risco de câncer de mama

    O número de casos de câncer de mama aumenta a cada ano – em 2019 são esperados 59,7 mil casos – e alguns fatores de riscos colaboram para o seu desenvolvimento, sendo que muitos deles podem ser alterados com mudanças do dia a dia. E é justamente o estilo de vida das mulheres brasileiras que pode aumentar o risco da doença, considerando inclusive se a mulher está na pré ou na pós-menopausa. 


    Este foi o tema da pesquisa realizada por pesquisadores da Universidade Federal de Goiás em parceria com a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM).

    Segundo o coordenador da pesquisa e presidente do Conselho Deliberativo da SBM, Dr Ruffo de Freitas Junior, no estudo realizado com 542 mulheres, sendo 197 com câncer de mama e 344 saudáveis, foram investigadas as principais diferenças que poderiam ser associadas à doença.

    O estudo mostrou ainda que na pré-menopausa a adiposidade abdominal elevada, ou seja, uma circunferência da cintura maior que 88 centímetros, triplicou o risco para o câncer de mama.

    DICAS de HÁBITOS IDEAIS PARA UMA ROTINA SAUDÁVEL:

    Alimente-se bem e não fique muito tempo sem comer, ou seja, prefira comer de três em três horas, em pequenas quantidades, sempre priorizando os alimentos naturais e evitando os alimentos industrializados.

    Evite o excesso de gorduras e carboidratos simples, como açúcar adicionado aos alimentos, doces, sucos de caixinha ou saquinho, refrigerantes, pão branco, macarrão, sempre preferindo as opções integrais.
    Procure ingerir proteínas de boa qualidade, principalmente frutas, legumes e verduras por serem fontes de vitaminas e minerais essenciais e ricas em fibras que ajudam na saciedade e no funcionamento adequado do intestino.
    Faça exercícios físicos durante a semana. O ideal são 150 minutos de exercícios físicos moderados divididos entre os cinco dias ou 75 minutos de exercícios vigorosos divididos entre os cinco dias.
    Planeje o seu dia alimentar e tente segui-lo.

    Ceará Agora

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário