PROGRAMA DO ROCHINHA

De Segunda a Sexta, das 6h às 7h, na FM MAIOR DE BATURITÉ 93,3. E-mail: programadorochinha@gmail.com - Fone: (85) 3347-1177 WhatsApp: (85) 9 9156-2117

FM MAIOR 93,3

  • Notícias

    sexta-feira, 4 de outubro de 2019

    Ocara inicia o Outubro Rosa

    A Prefeitura de Ocara iniciou, por meio da Secretaria da Saúde, as ações do Outubro Rosa 2019, campanha de conscientização e prevenção do câncer de mama.


    Objetivo principal é alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença. Esta campanha acontece com mais intensidade no mês de outubro e tem como símbolo o laço cor de rosa.

    O câncer de mama é o de maior incidência entre as mulheres e, no Brasil, representa um percentual de 29% dos novos casos diagnosticados da doença, causando a morte de mais de 16.900 pessoas, baseando-se em estatísticas do Instituto Nacional do Câncer. O rastreamento mamográfico brasileiro é inferior a 70%, o que faz com que mais da metade das mulheres sejam diagnosticadas em fase avançada, diminuindo assim as chances de cura da doença.

    Ocara,  conta com uma programação toda especial para o mês de outubro. Equipes de Atenção Primária em Saúde, NASF-AB, CAPS e Hospital e Maternidade Francisco Raimundo Marcos realizarão, durante todo mês, palestras, salas de esperas, atividades educativas, exame clínico das mamas e solicitações de mamografias.

    A campanha mundial nasceu em 1990, com a realização da primeira Corrida pela Cura, em Nova Nova York. Mas somente em 1997 foram elaboradas iniciativas voltadas à prevenção. No Brasil, a primeira ação pública foi realizada em 2002 em São Paulo, quando o monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista (mais conhecido como “Obelisco do Ibirapuera”) foi iluminado na cor rosa pela primeira vez, durante todo o mês de outubro.

    "PREVENIR é um ato de AMOR
    com você, com seu corpo e com todos que te amam"

    É tempo de se cuidar. Um autoexame pode salvar a sua vida. Apoiamos essa causa. Ame-se!

    Wictor Oliveira

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário