PROGRAMA DO ROCHINHA

De Segunda a Sexta, das 6h às 7h, na FM MAIOR DE BATURITÉ 93,3. E-mail: programadorochinha@gmail.com - Fone: (85) 3347-1177 WhatsApp: (85) 9 9156-2117

FM MAIOR 93,3

  • Notícias

    28 de abr. de 2020

    Café coado ou sem coar: qual o melhor para a saúde?

    O café é a bebida que a maioria dos brasileiros ama vem servida em pequenas xícaras ou até mesmo em grandes copos.
    Ela já foi uma das mercadorias mais negociadas no mundo por valor monetário. O que se sabe é que desde sua época gloriosa ela nunca saiu do gosto do povo. Com informações do Fatos Desconhecidos.

    Há quem não consiga começar o dia sem um cafézinho ou aqueles que nem conversam pela manhã se não sentirem aquele cheirinho gostoso e o café quente na boca. Para os incuráveis  amantes de café qualquer hora é hora de tomá-lo.

    Cada pessoa faz seu café de um jeito. Alguns colocam muito açúcar, outros nem adoçam o café. Tem aqueles que gostam de café forte, outros de café bem fraco. A verdade é que não existe uma receita exata da quantidade de café ou de açúcar a ser usada quando vai se tomar essa bebida e varia com o gosto pessoal de cada um.

    Não importa se você é daqueles que toma seis xícaras de café ou apenas uma, dependendo de como ele é feito isso pode acarretar problemas em sua saúde. Mas de acordo com um estudo publicado no European Journal of Preventative Cardiology, a melhor forma de se tomar café é filtrado.

    O café é uma bebida estimulante e pode ajudar as pessoas a se animarem quando estão com um pouco de desgaste. Há 30 anos, o professor Dag S. Thelle, da Universidade de Gotemburgo, na Suécia, viu que o consumo de café poderia aumentar o colesterol de forma total e também aumentar o LDL, dito colesterol "ruim".

    Esse aumento foi bem significativo para impactar de forma negativa, tanto na saúde, como na longevidade. Essa associação foi pesquisada ainda mais por Thelle e sua equipe. E eles conseguiram identificar quais eram as substâncias do café que eram culpadas.

    O que eles descobriram era que, com o uso de um filtro, era possível tirar essas substâncias ruins. E uma xícara de café filtrado tinha 30 vezes menos substâncias lipídicas, quando comparadas com aquelas que não foram.

    A totalidade do impacto da diferença entre o café filtrado e não filtrado não foi entendida completamente. Até porque os pesquisadores não podiam incentivar as pessoas que o consumissem para ver os resultados.

    Então, o estudo analisou os hábitos de tomar café de 508.747 homens e mulheres saudáveis ??de Norweigan, de 1985 a 2003. Os participantes respondiam um questionário, dizendo o quanto e que tipo de café consumiam. E os resultados foram comparados com os registros de saúde dos participantes.

    Os participantes foram acompanhados por uma média de 20 anos. E dos 508.747 participantes, 46.341 morreram. As mortes foram em 12.621 dos casos por doença cardiovascular e 6.202 causadas por um ataque cardíaco.

    Analisando os resultados, foi descoberto que, no geral, beber café não era em hábito perigoso. Mas beber o café filtrado era realmente mais seguro. Ele diminuiu em 12 e 20% o risco de morte por doença cardiovascular em homens e mulheres, respectivamente. O menor risco de morte foi visto naqueles que bebem entre uma a quatro xícaras.

    "A descoberta de que aqueles que bebem a bebida filtrada se saíram um pouco melhor do que aqueles que não tomam café não pode ser explicada por nenhuma outra variável, como idade, sexo ou hábitos de vida. Então, nós achamos que essa observação é verdadeira", disse Thelle.

    De acordo com a pesquisa, o café não filtrado não parecia aumentar o risco de morte por doença cardiovascular quando comparado a quem não bebia café.

    "Acreditamos que algumas mulheres e homens mais jovens que bebem café não filtrado passaram a filtrar, reduzindo assim a força da associação com a mortalidade cardiovascular, enquanto os homens mais velhos estavam menos inclinados a mudar seus hábitos", explica.

    "Para as pessoas que sabem que têm níveis elevados de colesterol e querem fazer algo a respeito, fique longe de bebidas não filtradas, incluindo café feito com uma cafeteira. Para todos caso contrário, tome seu café com a consciência limpa e tente filtrar", concluiu.

    Meio Norte

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário