PROGRAMA DO ROCHINHA

De Segunda a Sexta, das 6h às 7h, na FM MAIOR DE BATURITÉ 93,3. E-mail: programadorochinha@gmail.com - Fone: (85) 3347-1177 WhatsApp: (85) 9 9156-2117

FM MAIOR 93,3

  • Notícias

    22 de abr. de 2020

    Estudo revela que coronavírus pode causar dano neurológico

    O novo coronavírus pode atacar também o sistema nervoso central causando problemas neurológicos graves a médio e longo prazo.
    O alerta foi feito em um artigo publicado nessa terça-feira, 21, na revista Trends in Neuroscience (do grupo Cell), e assinado por cientistas brasileiros.

    Como a síndrome respiratória aguda é a principal característica das manifestações graves de Covid-19, a maioria dos estudos iniciais sobre a doença teve como foco o seu impacto no sistema respiratório. No entanto, já existem evidências importantes sugerindo que o Sars-CoV-2 também infecta outros órgãos e pode afetar diferentes sistemas, como o nervoso.

    Em um levantamento feito a partir de diversos estudos, os cientistas mostram que as doenças cerebrovasculares estão entre as comorbidades de pacientes que desenvolveram complicações respiratórias graves. Um dos estudos, cita o artigo, relata casos de isquemia em 20% de 113 pacientes mortos por Covid-19. Outro estudo avaliou 214 pacientes na China e concluiu que 36% tiveram alguma manifestação neurológica.

    "Ressaltamos a importância de acompanhar os pacientes com Covid-19 nos próximos anos, pois a infecção pode favorecer ou aumentar a suscetibilidade ao desenvolvimento de doenças como Alzheimer e outros distúrbios neurodegenerativos ou neurológicos", concluiu Fernanda de Felice, do Instituto de Bioquímica Médica da UFRJ. 

    O Povo

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário