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    13 de mai. de 2020

    4 exercícios respiratórios para combater a insônia durante a quarentena

    Durante o período de quarentena, milhares de pessoas sofreram mudanças drásticas no sono e muitas não conseguem adormecer nos momentos em que estão acostumadas, já que além dos problemas que já traziam certa tensão ao dia a dia das pessoas, foi adicionada a preocupação com o coronavírus. 

    Embora neste período muitas pessoas estejam relatando problemas para dormir, vale lembrar que a insônia é um dos distúrbios do sono mais comuns, de acordo com a American Sleep Association (ASA). Segundo a entidade, cerca de 30% dos adultos americanos relatam problemas de curto prazo e 10% experimentam problemas crônicos ao adormecer ou adormecer. 

    Nossa sociedade ocupada e acelerada, cheia de tarefas, longos dias de trabalho, dificuldades financeiras, exaustão dos pais ou outras situações emocionalmente desgastantes, como pandemia e confinamento, pode dificultar o descanso, a calma e o sono repousante. 

    Porém, o período do sono é de extrema importância para manter não só a saúde física, como também a mental. É o momento em que o nosso corpo e mente descasam após um longo dia, e se este período não for bem aproveitado, a longo prazo o corpo pode ter complicações. 

    Em momentos em que há dificuldade para dormir, focar na respiração pode ser uma saída para relaxar o corpo e a mente. Confira alguns exercícios respiratórios para um descanso ideal: 

    Respiração simples 

    -Deixe seus lábios se separarem suavemente. 

    -Expire completamente, fazendo um assobio ao respirar. 

    -Pressione os lábios enquanto inspira silenciosamente pelo nariz por 4 segundos. Prenda a respiração por 7 segundos. 

    -Expire novamente por 8 segundos completos, emitindo um som de assobio o tempo todo. Repita 4 vezes. 

    Cobrindo seus olhos 

    -Feche os olhos e inspire e expire profundamente. Coloque os dedos indicadores acima das sobrancelhas e o resto dos dedos sobre os olhos. 

    -Em seguida, aplique uma leve pressão nas laterais. Mantenha a boca fechada e expire lentamente pelo nariz. Repita o processo 5 vezes. 

    Exercício respiratório de três partes 

    -Tome uma inspiração longa e profunda. Expire totalmente enquanto se concentra intensamente em seu corpo e em como ele se sente. 

    -Depois de fazer isso várias vezes, diminua a expiração para duplicar o tempo que inspira. 

    -Algumas pessoas preferem essa técnica a outras devido à sua simplicidade simples. 

    Exercício de respiração diafragmática 

    -Deite-se de costas e dobre os joelhos em um travesseiro ou sente-se em uma cadeira. 

    -Coloque uma mão contra o peito e a outra sobre o estômago. 

    -Respire devagar e profundamente pelo nariz, mantendo uma mão no peito enquanto a outra está no estômago, subindo e descendo com a respiração. 

    -Depois, respire lentamente pelos lábios franzidos. 

    É importante lembrar que as informações aqui passadas têm caráter informativo, e não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas. 

    Jetss

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