PROGRAMA DO ROCHINHA

De Segunda a Sexta, das 6h às 7h, na FM MAIOR DE BATURITÉ 93,3. E-mail: programadorochinha@gmail.com - Fone: (85) 3347-1177 WhatsApp: (85) 9 9156-2117

FM MAIOR 93,3

  • Notícias

    31 de mai. de 2020

    Após reabertura, poluição na China está pior que antes da pandemia

    Desde o início das quarentenas, as emissões de gases poluentes caíram pelo mundo todo.
    Na China, terra natal do novo coronavírus, não foi diferente. Mas agora, com o retorno da maior potência asiática às atividades normais – e as fábricas trabalhando a todo vapor em busca do tempo perdido –, os níveis de poluição em algumas partes do país já estão piores do que eram antes da pandemia. As informações são da revista Super Interessante.

    Os dados são do Centro de Pesquisa em Energia e Ar Limpo (CREA, sigla em inglês), uma organização independente que analisa a qualidade do ar por toda a Terra. Foi feita uma comparação entre as emissões de alguns gases poluentes entre os mesmos meses de 2019 e 2020. O dióxido de nitrogênio (NO2) e o dióxido de enxofre, ambos poluentes atmosféricos causadores de problemas como a chuva ácida, aumentaram, em maio, cerca de 5% em comparação com o ano anterior.

    O ozônio (O3) – que, apesar de importante, em excesso também é um problema –, teve uma alta de 10% no mesmo período. Os materiais particulados de 2,5 μm, bastante perigosos, aumentaram cerca de 3%. Esse material nada mais é do que fuligem microscópica – que, em longo prazo, inevitavelmente causa doenças respiratórias e cardiovasculares graves em uma porcentagem da população exposta. As regiões mais afetadas são as que abrigam parques industriais, como Jilin e Heilongjiang.

    Meio Norte

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário