PROGRAMA DO ROCHINHA

De Segunda a Sexta, das 6h às 7h, na FM MAIOR DE BATURITÉ 93,3. E-mail: programadorochinha@gmail.com - Fone: (85) 3347-1177 WhatsApp: (85) 9 9156-2117

FM MAIOR 93,3

  • Notícias

    6 de mai. de 2020

    São Paulo vai testar capacete que funciona como respirador

    Como o Brasil ainda não conseguiu importar capacete que funciona como respirador – como os usados na Europa no combate à pandemia do coronavírus – brasileiros da UFPB, Universidade Federal da Paraíba, desenvolveram um bem parecido.

    E o melhor: o Hospital das Clínicas de São Paulo deve receber, ainda nesta semana, os primeiros protótipos, que são menos invasivos, para pacientes da Covid-19.

    Os aparelhos – desenvolvidos no Laboratório de Fabricação Digital (FabLab) da Universidade Federal da Paraíba, no Centro de Energias Alternativas e Renováveis (Cear), no campus I, em João Pessoa – serão produzidos também por empresas nacionais.

    O capacete não precisa ser usado em leitos de UTI, que estão com pouca oferta no país.

    Com a utilização do capacete, os pesquisadores pretendem disponibilizar uma alternativa de ventilação não invasiva, com geração mínima de aerossóis, para oferecer oxigênio e pressão positiva sem realizar a intubação orotraqueal.

    Isso deve reduzir as possíveis complicações geradas pela ventilação mecânica. De acordo com os pesquisadores, uma das principais causas de infecção hospitalar é a pneumonia associada à ventilação mecânica.

    Conforme a equipe, uma vez constatada boa adaptação, é previsto o uso do capacete pelo paciente por até 15 dias.

    Anvisa

    Carlos Carvalho, pneumologista responsável pela UTI do HC, disse nesta terça-feira (5) que, antes de os capacetes serem liberados para toda a rede de saúde, eles serão testados no hospital.

    Para isso será necessária a aprovação da Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

    “O mais difícil hoje para abrir um leito no estado é conseguir um respirador”, disse o secretário estadual de Saúde, José Henrique Germann.

    Só Notícia Boa

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário