PROGRAMA DO ROCHINHA

De Segunda a Sexta, das 6h às 7h, na FM MAIOR DE BATURITÉ 93,3. E-mail: programadorochinha@gmail.com - Fone: (85) 3347-1177 WhatsApp: (85) 9 9156-2117

FM MAIOR 93,3

  • Notícias

    7 de jun. de 2020

    As seis melhores frutas para plantar no quintal de casa na quarentena

    As frutas são aliadas para quem busca uma vida saudável e também se destacam pela versatilidade, seja consumidas in natura ou como matéria-prima para doces, geléias, compotas, sucos e licores.

    Mas, em vez de comprá-las na feira ou no supermercado, por que não plantá-las? De acerola a amora, separamos seis frutas que se adaptam aos mais variados ambientes e podem ser facilmente cultivadas no quintal. Confira:

    Laranja

    Utilizando uma área não muito extensa, até mesmo fundo de quintal, desde que haja terra de qualidade e dedicação de quem for plantar, o pomar de laranjeiras floresce e gera frutos suculentos e saborosos. Com muitas variedades de Norte a Sul do país, a laranja é uma das frutas preferidas dos brasileiros. 

    Amora

    De manejo fácil, rústica e pouco exigente no uso de defensivos agrícolas, o plantio de amoreira também pode ser conduzido em calçadas, jardins e quintais de casas em várias épocas do ano. Além de ser consumida in natura, a amora é muito usada como matéria-prima de geleia, calda, polpa para sorvete, suco, licor e corante natural. 

    Pitanga

    De fácil adaptação às mais diferentes condições de clima e solo, a pitangueira não tem dificuldade para se reproduzir. Por atingir grandes tamanhos, a fruteira também pode ser utilizada como cerca-viva e planta ornamental, além de produzir frutos dotados de fitoquímicos com propriedades funcionais. 

    Acerola

    A fruta madura possui 36 vezes mais teor de ácido ascórbico – substância que forma a vitamina C – do que a laranja e a goiaba. Adaptada às diferentes condições climáticas, a aceroleira, que pode florescer e frutificar várias vezes no ano, pode ser cultivada em qualquer região do Brasil. 

    Physalis

    De ciclo rápido e rústico, pode ser plantada em qualquer época do ano e se adapta bem ao clima quente, embora tenha tolerância a ambientes frios. Pequena e redonda, a physalis nasce em arbusto de caule ereto e ramificado que pode chegar atingir até 2,5 metros. Tendo ao mesmo tempo sabor doce e ácido, é rica em vitaminas A e C, fósforo e ferro. 

    Murici

    De porte pequeno e bastante precoce, a árvore é fácil de ser cultivada, pois não exige muito espaço. Alimento nutritivo, o murici contém fibras e minerais, como potássio, cálcio, magnésio e zinco, além de carotenóides, polifenóis e vitamina C.

    Meio Norte

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário