A Terra leva exatamente 23,9 horas para dar uma volta ao redor de seu eixo, mas talvez vocĂȘ tenha notado que, durante a quarentena, o tempo parece passar mais devagar. Philip Gable, professor associado de Psicologia na Universidade de Delaware, afirma que a CiĂȘncia tem uma resposta para essa sensação: a culpa Ă© do nosso estado emocional. As informaçÔes sĂŁo do Mega Curioso.
Gable dedicou 10 anos a pesquisas relacionadas Ă dinĂąmica de percepção de tempo e explica que, em seus estudos, chegou Ă conclusĂŁo de que pensamentos negativos tendem a desacelerar a maneira como enxergamos a passagem das horas – e que os positivos, por outro lado, aceleram. Como durante a pandemia acordamos todos os dias esperando por uma verdadeira montanha-russa emocional, bem, aĂ as coisas se arrastam mesmo.
Graças a uma parceria com a Fundação Nacional da CiĂȘncia dos Estados Unidos, o pesquisador e sua equipe desenvolveram um aplicativo para registrar emoçÔes, percepçÔes e comportamentos de moradores do paĂs norte-americano nestes tempos turbulentos.
Baseados em dados mensais, eles foram capazes de rastrear o que acontece com o “relĂłgio interno” das pessoas, explorando o que deu errado e a origem dos problemas. A anĂĄlise dessas informaçÔes mostrou que o tempo nem sempre voa.
Meio Norte
Nenhum comentĂĄrio:
Postar um comentĂĄrio