PROGRAMA DO ROCHINHA

De Segunda a Sexta, das 6h às 7h, na FM MAIOR DE BATURITÉ 93,3. E-mail: programadorochinha@gmail.com - Fone: (85) 3347-1177 WhatsApp: (85) 9 9156-2117

  • Notícias

    02 junho 2020

    Covid-19: próximas semanas serão 'cruciais' para o Brasil, diz Opas

    A Opas (Organização Pan-Americana da Saúde) tem observado com 'preocupação' o aumento de casos de covid-19 no Brasil.
    Em entrevista coletiva nesta terça-feira (2), o diretor do Departamento de Doenças Transmissíveis da entidade, Marcos Espinal, destacou a situação das regiões Norte e Nordeste e também dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro.

    "A situação no Brasil é delicada, e nós estamos muito preocupados porque temos visto aumento de casos, aumento de mortalidade, na última semana. [...] É muito difícil dizer que isso [crescimento de novos casos] vai parar, e as próximas semanas serão cruciais para o Brasil."

    Na semana passada, o país registrou 151.042 novos casos de covid-19 e 6.821 óbitos confirmados em decorrência da doença. Até ontem, eram 526.447 casos acumulados e 29.937 mortes.

    O Brasil passa por um "aumento incomum de casos", segundo o diretor. "O número de cidades que estão reportando casos nas semanas, por exemplo, de 11 de maio a 25 de maio, esse número aumentou 68%, ante 53% anteriormente."

    Espinal recomendou que os estados devem continuar a implantar medidas de mitigação da pandemia de acordo com suas realidades locais.

    "Não podemos generalizar porque o Brasil é um território enorme e os estados são diferentes", afirmou, citando como exemplo a baixa prevalência de infecções em Florianópolis e a alta incidência no Amazonas.

    "As medidas de mitigação que nós estamos tentando fazer é para diminuir a velocidade do avanço da pandemia. Então, definitivamente, não é suficiente dizer 'nós estamos fazendo', mas a questão-chave é: como podemos fazer isso melhor?"

    R7

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário