PROGRAMA DO ROCHINHA

De Segunda a Sexta, das 6h às 7h, na FM MAIOR DE BATURITÉ 93,3. E-mail: programadorochinha@gmail.com - Fone: (85) 3347-1177 WhatsApp: (85) 9 9156-2117

  • Notícias

    04 junho 2020

    E-book é lançado para apoiar pequenos negócios cearenses no enfrentamento aos efeitos da pandemia

    Em uma parceria entre a Aprece e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/CE), foi lançado, no final da tarde desta quarta-feira (3), o E-book Ações Municipais de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, coletânea de iniciativas simples que podem ser implementadas pelos gestores municipais para atenuar os efeitos devastadores do coronavírus nos pequenos negócios e consequentemente gerar impactos positivos na economia dos municípios.
    O lançamento foi realizado por meio de uma live no canal da Aprece no YouTube, com a participação do presidente da Aprece, Nilson Diniz; do superintendente do Sebrae/CE, Joaquim Cartaxo; da presidente da Federação Cearense das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Ceará (Femicro), Dalvani Mota; e do secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação de Juazeiro do Norte, Michel Araújo.

    Diversos municípios foram representados por prefeitos, demais gestores públicos, micro e pequenos empresários, bem como a população de um modo geral, prestigiando a transmissão ao vivo do debate. A discussão girou em torno do cenário de dificuldades enfrentado pelos pequenos negócios, que respondem por mais de 90% das empresas formalizadas nos municípios, pela geração de boa parte dos empregos e pela arrecadação de impostos, indispensáveis ao atendimento das demandas municipais; mas que, em decorrência da pandemia de coronavírus, vem sofrendo com a redução do consumo e com o impacto na geração de emprego e renda.

    Durante o lançamento do E-book, o superintendente do Sebrae/CE fez questão de ressaltar a importância da parceria com a Aprece em benefício dos pequenos negócios. De acordo com Joaquim Cartaxo, lembrou que a pandemia da Covid-19 tem impactado a economia de todo o mundo, com retrações expressivas em todas as esferas, principalmente na municipal, o que agrava ainda mais a já frágil economia local, fundamentalmente em municípios de pequeno porte, como são a maioria no Ceará. Dessa forma, todas as ações que possam ser feitas para dar suporte às micro e pequenas empresas são bem vidas e esse é exatamente o objetivo do E-book Ações Municipais de Apoio às Micro e Pequenas Empresas.

    Depois de ressaltar a importância da publicação, que traz informações simples, porém eficientes, para que os gestores municipais cearenses possam efetivamente dar suporte aos pequenos negócios, o presidente da Aprece fez questão de frisar a importância da atuação do Sebrae no desenvolvimento local dos municípios. De acordo com ele, o investimento na capacitação dos micro e pequenos empresários é o caminho mais certo para o fortalecimento econômico municipal. “Os municípios precisam utilizar e absorver mais a parceria oferecida pelo Sebrae e por todo o Sistema S. São capacitações de alta qualidade, com pouquissimo investimento (apenas 30% de custo para o município) e altíssimo retorno”, salientou Nilson Diniz.

    De acordo com todos os debatedores da live, o E-book recém-lançado é um roteiro de trabalho simples e eficiente, feito para orientar os municípios na missão de proteger e ajudar a desenvolver os pequenos negócios em meio à atual crise. Durante a live, foi ressaltado que o gestor municipal que tiver alguma dúvida sobre a publicação ou precisar de orientação para implementar as ações de apoio aos pequenos negócios em seus municípios pode contar com o apoio do escritório do Sebrae/CE de sua região.

    Acesse AQUI o E-book.

    Rubão

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário