PROGRAMA DO ROCHINHA

De Segunda a Sexta, das 6h às 7h, na FM MAIOR DE BATURITÉ 93,3. E-mail: programadorochinha@gmail.com - Fone: (85) 3347-1177 WhatsApp: (85) 9 9156-2117

FM MAIOR 93,3

  • Notícias

    6 de jun. de 2020

    Ministério da Saúde quer recontar mortes por coronavírus no País

    O Ministério da Saúde quer recontar as mortes por covid-19 no País, sob o argumento de que haveria óbitos a mais, ocorridos por outras doenças, mas erroneamente registrados como coronavírus.
    Na avaliação da cúpula da pasta, Estados e municípios estariam manipulando informações para se beneficiarem de recursos do governo federal.

    Até o momento, nenhum apontamento sobre esses supostos erros foi feito pelo ministério, que ainda não se posicionou oficialmente sobre o assunto.

    Ao jornal O Globo, o novo secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos, Carlos Wizard, disse que um balanço atualizado dos, segundo ele, "dados fantasiosos ou manipulados", deve ser publicado pela pasta dentro de um mês.

    Para ele, com a mudança, o número de mortos registrados por Covid-19 nesses meses em que o vírus chegou ao Brasil deve ser menor.

    "Tinha muita gente morrendo por outras causas, e os gestores públicos, puramente por interesse de ter um orçamento maior nos seus municípios, nos seus estados, colocavam todo mundo como Covid. Estamos revendo esses óbitos", declarou.

    Ao contrário do que afirma o secretário, há um entendimento de que o problema é inverso: milhares de mortos estariam sendo enterrados sem ter a causa da morte devidamente apurada, ou seja, o número total seria maior.

    O próprio Ministério da Saúde informava, até a última quinta-feira, 4, que havia mais de 4 mil mortes sendo investigadas, além daquelas já confirmadas. Esses dados já não constavam no balanço dessa sexta-feira.

    DN

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário