PROGRAMA DO ROCHINHA

De Segunda a Sexta, das 6h às 7h, na FM MAIOR DE BATURITÉ 93,3. E-mail: programadorochinha@gmail.com - Fone: (85) 3347-1177 WhatsApp: (85) 9 9156-2117

  • Notícias

    08 março 2021

    Quixadá terá testagem drive-trhu e volta a restringir por mais dez dias consumo e venda de bebidas alcoólicas

    A venda e o consumo de bebidas alcoólicas vão permanecer proibidas em Quixadá, no Sertão Central, por mais dez dias como forma de evitar eventos com aglomerações. A medida faz parte do novo decreto, assinado nesta segunda-feira (8) pelo prefeito Ricardo Silveira, com ações mais restritivas para conter o avanço da pandemia do coronavírus no município. Outras ações como testagem em formato de drive-thru e redução no horário de funcionamento dos estabelecimentos comerciais, também estão previstas no novo decreto.

    Ricardo Silveira destacou que tem tomado decisões que são respaldadas pela avaliação dos médicos e especialistas que atuam na linha de frente no combate da pandemia. “Temos escutado vários profissionais para tomar as decisões certas, então, o trabalho que desenvolvemos é sempre com muita prudência e com muita responsabilidade, a partir de critérios técnicos, não são decisões aleatória, são decisões importantes que precisam ser tomadas visando o bem da população e a garantia da nossa saúde”, destacou o prefeito.

    As medidas foram decididas pelo prefeito em conjunto com o Comitê Especial de Enfrentamento da Covid-19 (CEEC) em Quixadá nesta segunda. Durante a reunião para avaliar o resultado das ações já colocadas em prática, a secretária de saúde, Benedita Oliveira, o médico infectologista, Francelino de Carvalho, e os demais médicos e profissionais de saúde que atuam no Comitê, concluíram que a restrição no consumo de bebidas provocou um efeito positivo no combate às aglomerações.

    Ações mais firmes

    Para tornar a ação ainda mais eficaz a Prefeitura de Quixadá prevê multa pessoal que pode variar de R$ 100 a até R$ 1.000, em caso de flagrante do consumo e da venda de bebidas, seja ela em via pública ou mesmo em residências. No caso de flagrante em casa particular, a multa vai para o proprietário do imóvel, já o estabelecimento que for flagrado vendendo bebidas será autuado e o alvará de funcionamento poderá ser suspenso por até 30 dias.

    Entre as novas ações anunciadas por Ricardo Silveira está ainda a testagem por meio de drive-trhu na população com distribuição de máscaras, a divulgação mais intensa das medidas educativas por meio de carro de som volante e a distribuição de kits com medicamentos para o tratamento precoce dos pacientes que testarem positivo, uma medida considerada importante por médicos do CEEC.

    Com o novo decreto o horário de funcionamento das atividades econômicas passa a ser somente até às 17h, todos os dias, devendo os comércios fecharem a partir deste horário, até às 5h da manhã do dia seguinte. Restaurantes e demais estabelecimentos para alimentação permanecem fechando no horário já previsto para os sábados e domingos: de 15h às 5h do dia seguinte. O toque de recolher também permanece inalterado, das 20h às 5h do dia seguinte de segunda à sexta, e a partir das 19h até às 5h do dia seguinte aos fins de semana.

    Lockdown não está descartado

    Todas as demais medidas previstas nos decretos anteriores, como restrição de público em centros e espaços religiosos, organização de filas em estabelecimentos bancários, fiscalização e rodízio nos transportes da zona rural, proibição de carros de som volantes e no estilo paredão e obrigatoriedade no uso de máscaras, permanecem válidas.

    O prefeito de Quixadá não descartou o lockdown, mas entende que as medidas colocadas em prática até o momento, estão apresentando resultados positivos. Para ele, a principal maneira de ter êxito no enfrentamento da doença será contar com a conscientização da população. “A colaboração da população é importantíssima, estamos fazendo de tudo para não decretar o Lockdown, mas precisamos contar com esse apoio. As medidas que estamos tomando de nada vão adiantar se não tivermos a conscientização das pessoas”, pontuou o prefeito.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário