PROGRAMA DO ROCHINHA

De Segunda a Sexta, das 6h às 7h, na FM MAIOR DE BATURITÉ 93,3. E-mail: programadorochinha@gmail.com - Fone: (85) 3347-1177 WhatsApp: (85) 9 9156-2117

  • Notícias

    19 abril 2021

    Prefeitura de Redenção homenageia dia do Índio

    A Cultura Indígena enriqueceu o modo de vida de várias gerações. Por isso, classificar esses brasileiros originais pela oca e cocar é um erro que, infelizmente, ainda cometemos. 


    Suas influências são incontáveis. A Língua Portuguesa bebeu da fonte do Tupi-Guarani. Tatu, mandioca, caju, carioca, pipoca, jacaré e jabuti são termos do idioma indígena. Herança dada também aos nomes próprios: Iracema, Tainá, Jacira, Ubiratan e muitos outros.


    Busque por lendas e Folclore, e terá diversos personagens. Quem não se lembra do Curupira? Um habitante da floresta que protegia plantas e animais e tinha os pés com calcanhares para confundir os caçadores.


    E na culinária? Hoje, diversas iguarias que levamos à mesa trazem a marca do índio, como a moqueca de peixe, beiju, tacacá. A lista também passa pelo artesanato, feito a partir de fibras, palhas, penas, escamas de peixes, sementes, plantas e do barro. 


    O IBGE (dados de 2010) aponta mais de 300 povos indígenas no Brasil, com uma população aproximada de 817 mil. Desse total, cerca de 503 mil vivem na zona rural e 315 mil nas cidades, com a maioria vivendo em estados do Norte e Nordeste. 


    A diversidade nacional deve muito aos Povos Indígenas. Hoje, neste dia especial, em memória destes brasileiros, a prefeitura de Redenção dedica  reconhecimento, respeito e agradecimento.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário