PROGRAMA DO ROCHINHA

De Segunda a Sexta, das 6h às 7h, na FM MAIOR DE BATURITÉ 93,3. E-mail: programadorochinha@gmail.com - Fone: (85) 3347-1177 WhatsApp: (85) 9 9156-2117

  • Notícias

    18 maio 2021

    Dia da Coxinha: saiba como o quitute surgiu


    O Dia Nacional da Coxinha é comemorado nesta terça-feira (18). Quitute que não deixa dúvidas sobre sua fama, a coxinha caiu nas graças do brasileiro de tal forma que é encontrada até com recheios diferenciados e doces. Vegetariana, recheada com catupiry, camarão, carne, chocolate, e transformada até em ovo de páscoa, a entrada tem diversas faces e gostos no Brasil.

    COMO SURGIU A COXINHA?

    A teoria mais aceita pode decepcionar os amantes brasileiros do prato: a coxinha não tem origem no Brasil. Segundo relatou o professor de gastronomia Paulo Veríssimo a sites de culinária, a coxinha é uma variação do salgado francês "coxa-creme". 

    Outra possibilidade, relatada no livro "Antologia da alimentação no Brasil", da editora Raízes do Brasil, é a de que a coxinha surgiu nas mãos de um comerciante de lanches paulista. 

    No século XIX, na Grande São Paulo industrial, ambulantes ganhavam muito dinheiro matando a fome dos trabalhadores de indústria. Um dos vendedores teve a ideia desfiar o frango, envolver na massa de batata e moldar na forma de uma coxa. 

    *Fonte: Diário do Nordeste

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário