PROGRAMA DO ROCHINHA

De Segunda a Sexta, das 6h às 7h, na FM MAIOR DE BATURITÉ 93,3. E-mail: programadorochinha@gmail.com - Fone: (85) 3347-1177 WhatsApp: (85) 9 9156-2117

  • Notícias

    11 maio 2021

    Estudantes cearenses receberão cartilhas sobre “Educação e Cidadania – contra a corrupção”

    Em solenidade realizada na Assembleia Legislativa do Ceará na manhã dessa segunda-feira (10), entidades celebraram mais um importante avanço do Projeto “Educação e Cidadania – contra a corrupção”. Foi lançada a cartilha “Um Por Todos e Todos Por Um! Pela Ética e Cidadania”.

    O material foi impresso pela Assembleia e entregue ao Ministério Público do Estado do Ceará para ser distribuído aos alunos de escolas públicas do interior. A parceria também conta com apoio da Controladoria Geral da União (CGU), Tribunal de Contas do Estado (TCE), Associação dos Municípios do Ceará (Aprece) e União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).

    O objetivo é incentivar, por meio de atividades artísticas, científicas e lúdicas, o desenvolvimento de uma cultura de ética e cidadania entre crianças e adolescentes e promover o respeito ao patrimônio público e aos direitos humanos.

    O material oferece aos estudantes e professores a oportunidade de conhecer e trabalhar conceitos como autoestima, respeito, tolerância, ética, cidadania, democracia, participação social, patrimônio público, solidariedade e voluntariado, entre outros, com apoio de uma metodologia desenvolvida por especialistas do Instituto Cultural Maurício de Sousa e da Controladoria Geral da União (CGU) – criadores das cartilhas.

    As experiências de aprendizagem são desenvolvidas em sala de aula com a participação dos professores, que participaram de palestras de sensibilização promovidas pelo MPCE ao longo do ano de 2019. Os temas são alinhados aos objetivos gerais e específicos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

    Números

    O primeiro lote de cartilhas será entregue a estudantes do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental de 125 escolas pública de 20 municípios cearenses, de todas as regiões do Estado. A entrega do material será de responsabilidade do MPCE, por meio das Promotorias de Justiça atuantes nas cidades participantes, para isto contando com as parcerias da CGU, Aprece e Undime. Espera-se que a ideia seja adotada pelas Secretarias de Educação em todo o Estado, para que o projeto futuramente atinja todas as crianças.


    Fonte: site do MPCE.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário