PROGRAMA DO ROCHINHA

De Segunda a Sexta, das 6h às 7h, na FM MAIOR DE BATURITÉ 93,3. E-mail: programadorochinha@gmail.com - Fone: (85) 3347-1177 WhatsApp: (85) 9 9156-2117

  • Notícias

    24 maio 2021

    Recadastramento de aposentados é suspenso até 30 de junho

    O Ministério da Economia publicou, no Diário Oficial da União de hoje (24), uma instrução normativa que suspende até 30 de junho a exigência de recadastramento anual de aposentados, pensionistas e anistiados políticos civis. De acordo com a Instrução Normativa nº53, está suspensa também a realização de visitas técnicas para comprovação de vida.

    A suspensão dessa exigência é uma das medidas de proteção previstas para o enfrentamento à pandemia, entre as orientações dirigidas a órgãos e entidades do Sistema de Pessoal da Administração Pública Federal. O Ministério da Economia ressalta que essa suspensão não se aplica ao recadastramento de aposentados pensionistas ou anistiados políticos cujos pagamentos já estejam suspensos.

    Encerrado o prazo citado pela instrução, os beneficiários que tiverem sido dispensados da realização de comprovação de vida durante o período de suspensão “deverão realizar o recadastramento anual nos termos de que trata a Portaria nº 244, de 2020, e a Instrução Normativa nº 45, de 2020”, detalha o documento.

    A nova regra estabelecida pela Instrução Normativa nº 45 não se aplica aos aposentados e pensionistas do INSS, que continuam com o retorno da obrigatoriedade prevista para 1º de junho. Desde março de 2020, a exigência da comprovação de vida está suspensa, por conta da pandemia.

    No Ceará, mais de 660 mil beneficiários ainda estão pendentes para fazer o procedimento, de acordo com informações do INSS. Confira abaixo como os segurados do INSS podem realizar a prova de vida digital e no banco.

    *Fonte: Blog do Wilrismar

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário