PROGRAMA DO ROCHINHA

De Segunda a Sexta, das 6h às 7h, na FM MAIOR DE BATURITÉ 93,3. E-mail: programadorochinha@gmail.com - Fone: (85) 3347-1177 WhatsApp: (85) 9 9156-2117

  • Notícias

    05 julho 2021

    Julho Amarelo: Papo SUS reforça a prevenção e controle das hepatites virais



    A campanha “Julho Amarelo” reforça as ações de vigilância, prevenção e controle das hepatites virais. O primeiro Papo SUS deste mês busca conscientizar a população sobre diagnóstico e tratamento das doenças, que podem ser prevenidas por meio de vacinação, cuidados com a higiene e relações sexuais protegidas, por exemplo. A live, promovida pela Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), vinculada à Secretaria Saúde do Estado (Sesa), será realizada nesta terça-feira (6), a partir de 19h, no perfil do Instagram @espceara.

    As hepatites são uma inflamação do fígado. Os sintomas nem sempre são aparentes, mas podem se manifestar na forma de cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.

    No Brasil, as hepatites virais mais comuns são causadas pelos vírus A, B e C. Existem ainda, embora com menor frequência, o vírus da hepatite D – mais comum na região Norte do País – e o da hepatite E. A hepatite C, por exemplo, pode acometer 1% da população adulta das capitais, segundo estimativa do Ministério da Saúde (MS). O diagnóstico, que pode ser desconhecido por 20% dos infectados, é essencial.

    *Fonte: Governo do Estado do Ceará

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário