PROGRAMA DO ROCHINHA

De Segunda a Sexta, das 6h às 7h, na FM MAIOR DE BATURITÉ 93,3. E-mail: programadorochinha@gmail.com - Fone: (85) 3347-1177 WhatsApp: (85) 9 9156-2117

  • Notícias

    01 setembro 2021

    Confira os aparelhos domésticos que gastam mais energia e aumentam a conta de luz



    Com a criação da bandeira Escassez Hídrica, que é mais cara que a bandeira vermelha 2, os eletrodomésticos estão na mira dos consumidores para minimizar os efeitos da conta de energia elétrica no orçamento ao final do mês. Alguns itens merecem atenção redobrada para garantir a economia pretendida.

    1 - CHUVEIRO ELÉTRICO
    Conforme as orientações da Enel Distribuição Ceará, é na maioria das vezes o aparelho que mais consome energia em uma residência. Deve ser utilizado sempre que possível na função verão e o consumidor não deve reutilizar uma resistência queimada.

    2 - TELEVISÃO
    Elas parecem inofensivas, mas podem representar, em média, até 15% do valor da conta de luz. Por isso o ideal é não deixá-la ligada se não houver alguém assistindo.

    3 - FERRO ELÉTRICO
    De acordo com a Enel, o ferro elétrico pode representar até 7% do valor da conta de energia. A recomendação é acumular o máximo de roupas antes de passar para usar o aparelho com mais eficiência.

    4 - AR CONDICIONADO
    Com o calor, o ar condicionado se tornou item quase indispensável em residências e estabelecimentos comerciais. Para esse item, que também é considerando um dos grandes vilões na conta de energia, o ideal é que a instalação seja feita em local arejado, com boa circulação de ar.

    5 - GELADEIRA E REFRIGERADOR
    A geladeira é mais uma campeã no quesito consumo elevado dentro de uma residência. O ideal é procurar as que possuem selo Procel A e evitar abrir e fechar a porta a todo instante.

    6 - ILUMINAÇÃO
    As lâmpadas devem ser as mais econômicas, portanto a recomendação é usar as de LED. De acordo com a Enel, ao substituir uma lâmpada incandescente de 100WW por uma fluorescente de 32W, a economia chega a 60%.

    Diário do Nordeste 

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário