PROGRAMA DO ROCHINHA

De Segunda a Sexta, das 6h às 7h, na FM MAIOR DE BATURITÉ 93,3. E-mail: programadorochinha@gmail.com - Fone: (85) 3347-1177 WhatsApp: (85) 9 9156-2117

  • Notícias

    13 setembro 2021

    Manga: conheça os tipos e benefícios



    A manga, comumente achada no Nordeste, tem importante contribuição econômica para o Brasil, um dos maiores produtores e exportadores da fruta. No entanto, a relevância da manga não é só financeira — o fruto tem uma extensa quantidade de benefícios à saúde.

    O conjunto de qualidades pode ser o motivo de a fruta ser uma das mais procuradas do mundo, conforme assinala a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

    TIPOS DE MANGA

    No Brasil, vários tipos de manga podem ser encontrados, aponta a nutricionista. Os principais, segundo ela, são: Alphonso, Bourbon, Carlota, Espada, Coração de Boi, Golden Nuggets, Rubi, Haden, Keitt, Kent, Rosa, Sensation e Tommy Atkins.

    Cada variedade, aponta Tahim, relaciona-se com uma apresentação diferente do fruto, cuja cor e tamanho podem ser distintos entre os tipos.

    PROPRIEDADES

    O fruto, destaca a nutricionista, é uma importante fonte de vitaminas A, E e C, bem como de vitaminas do complexo B, como B1, B2, B3 e B6. Há, ainda, vasta quantidade de compostos bioativos, como os carotenoides, e fibras.

    Em relação a minerais, a manga é rica em cálcio, ferro, magnésio, potássio e zinco, fundamentais para a saúde cardiovascular, manutenção da imunidade do organismo, contração muscular e prevenção de anemia.


    BENEFÍCIOS

    As vitaminas existentes no fruto são fundamentais para a saúde dos olhos, sendo importantes na prevenção de doenças oculares como cegueira noturna e catarata.

    Diário do Nordeste

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário