PROGRAMA DO ROCHINHA

De Segunda a Sexta, das 6h às 7h, na FM MAIOR DE BATURITÉ 93,3. E-mail: programadorochinha@gmail.com - Fone: (85) 3347-1177 WhatsApp: (85) 9 9156-2117

  • Notícias

    08 outubro 2021

    Uece recebe computadores acessíveis para bibliotecas da Capital e do Interior




    Com o objetivo de promover cada vez mais acessibilidade dentro da instituição, a Universidade Estadual do Ceará (Uece) adquiriu 16 novos computadores, que foram adaptados para pessoas cegas e com baixa visão, com os aplicativos NVDA e DOSVOX.

    Os computadores ficarão disponíveis nas unidades do Sistema de Bibliotecas (SisbUece), na Capital e no Interior. As equipes do SisbUece receberão as instruções para o uso adequado dos equipamentos.

    Para torná-los acessíveis, o Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação (Detic/Uece) instalou o NVDA e o DOSVOX, tornando possível a total autonomia na leitura para esse público.

    O NVDA é uma plataforma para a leitura de tela, um programa em código aberto que vai “ler” o Windows para facilitar a inclusão digital de pessoas cegas. NVDA é um acrônimo para NonVisual Desktop Access, que, traduzido para o português, significa desktop de acesso não visual.

    Governo do Estado do Ceará

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário