PROGRAMA DO ROCHINHA

De Segunda a Sexta, das 6h às 7h, na FM MAIOR DE BATURITÉ 93,3. E-mail: programadorochinha@gmail.com - Fone: (85) 3347-1177 WhatsApp: (85) 9 9156-2117

  • Notícias

    22 dezembro 2021

    O que abre e fecha em Fortaleza no feriado de Natal; sexta (24/12) e sábado (25/12)



    Nos dias 24 e 25 de dezembro é comemorado o Natal, festa mundialmente conhecida que representa muito movimento para o comércio do Ceará. Apesar de o feriado ser apenas no sábado, 25, alguns órgãos e estabelecimentos fecham as portas ou funcionam em horário diferenciado já na sexta, 24. No Centro da Cidade, o horário já fica ampliado a partir desta quinta, 23. 
    Confira o que abre e fecha na véspera, 24, e no dia de Natal, 25

    Supermercados

    Na sexta, 24, os supermercados funcionam normalmente, segundo o horário definido pelas próprias instituições. De acordo com a Convenção Coletiva de Trabalho, os supermercados de Fortaleza só fecham nos dias 25 de dezembro e 1º de janeiro, em todos os demais feriados o funcionamento é normal.

    Agências bancárias
    De acordo com a Resolução 2.932, de 28.02.2002, do Conselho Monetário Nacional, no dia 24 de dezembro será estabelecido horário especial de funcionamento, mas os bancos devem garantir o mínimo de duas horas de atendimento ao público, ou seja, das 10 às 12 horas. O sábado, 25, não é considerado dia útil para fins de operações praticadas no mercado financeiro e de prestação de informações ao Banco Central do Brasil. Assim, não haverá atendimento aos clientes.


    Órgãos federais e repartições públicas
    A Portaria nº 430, de 30 de dezembro de 2020, do Ministério da Economia, define os feriados nacionais e pontos facultativos no ano de 2021. De acordo com o inciso XIV, do artigo 1º, o dia 24 de dezembro é véspera de Natal e portanto é ponto facultativo após às 14 horas. Ficando a cargo dos órgãos definir o horário de encerramento do expediente. No dia 25, não haverá funcionamento.

    A lei define quais datas deverão ser observadas pelos órgãos e entidades da Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional do Poder Executivo. A exceção são serviços essenciais à população, como hospitais, que seguem funcionando sem comprometimento das atividades públicas.


    Ônibus
    A Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) programou a frota de ônibus de modo especial para a véspera de Natal. Neste dia 24 de dezembro, será disponibilizada uma reserva de 62 ônibus para atender os passageiros do transporte público de Fortaleza. No dia 25 dezembro, a frota de ônibus programada é igual aos domingos e outros feriados.


    Postos de gasolina
    Os postos de gasolina terão funcionamento normal em todo o estado. Conforme o Sindicato do Comércio Varejista de Combustíveis Minerais do Estado do Ceará (Sindipostos), alguns abrem às 6 horas e fecham às 22 horas, mas outros postos, especialmente em autoestradas, funcionam 24 horas.


    Lotéricas
    De acordo com o Sindicato das Empresas Lotéricas e Similares do Estado do Ceará (Sindiloce), o funcionamento das lotéricas no feriado é de escolha de cada unidade, seguindo acordo com funcionários. Para o órgão, porém, dificilmente um empresário abrirá sua franquia no dia 25.

    Seguindo orientação da Caixa Econômica Federal, na sexta, 24, as lotéricas não terão seu horário de funcionamento alterado, no entanto, o pagamento de boletos bancários encerrarão às 14 horas. Outros serviços continuam normalmente até o fim do dia.

     

    Metrofor
    Na sexta, 24, e no dia 31 de dezembro as linhas operadas pelo Metrofor em Fortaleza funcionarão normalmente até às 20 horas, quando terão a operação reduzida; no sábado, 25, e dia 1º de janeiro, feriado do Dia Internacional da Fraternidade Universal, não haverá funcionamento do transporte. O mesmo ocorre para as linhas da região do Cariri e de Sobral. Confira os horários de circulação das linhas no site do Metrofor.

    Centro Fashion Fortaleza
    Desde o dia 7 deste mês, o Centro Fashion Fortaleza ampliou seu horário de funcionamento, das 9 às 20 horas. A extensão do horário permanece até sexta, 24, véspera de Natal. Os boxes não serão abertos no sábado, dia 25.

    Lojas do Centro
    Desde quinta, 23, as lojas de rua do Centro de Fortaleza ficam abertas até as 19 horas, e na sexta-feira, 24, até às 18 horas. O horário foi estendido para atender à demanda de consumidores. 

    O Povo



    Nenhum comentário:

    Postar um comentário