Não muito diferente da realidade das demais regiões do semiárido, o município de Ibaretama, sobretudo as comunidades rurais, sofrem com a irregularidade das chuvas e consequentemente com o desabastecimento de água. Problema que deve ser solucionado a partir do projeto de universalização dos sistemas de abastecimento pensado pela gestão municipal com diversos parceiros.
A prefeita de Ibaretama, Elíria Queiroz, reuniu-se com os diversos setores da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (CAGECE) e Sistema Integrado de Saneamento Rural (SISAR). O encontro teve o objetivo de elencar as diretrizes e atuação a curto, médio e longo prazo.
Já nos primeiros meses de 2022, por exemplo, deverá acontecer a expansão de rede da sede de Ibaretama para a comunidade Assentamento Mariano Xavier.
Foi solicitada a inclusão das comunidades Santa Clara, Lagoa da Pedra, no Projeto Cajueiro Bastiões, como também o abastecimento dessas localidades pelo Açude Macacos e não mais pelo Açude Cajupiran. Já as localidades de Travessia, Serrote Branco e João Gonçalves devem ser inclusas no Sistema Águas do Sertão, sendo abastecidas pelo Açude Torrões/Lagoas.
Revista Central
Nenhum comentário:
Postar um comentário