PROGRAMA DO ROCHINHA

De Segunda a Sexta, das 6h às 7h, na FM MAIOR DE BATURITÉ 93,3. E-mail: programadorochinha@gmail.com - Fone: (85) 3347-1177 WhatsApp: (85) 9 9156-2117

  • Notícias

    23 junho 2022

    Dormir com luz no quarto pode levar à obesidade e diabetes, diz estudo



    Um estudo da Universidade Northwestern, nos Estados Unidos, apontou que a exposição a luzes durante o sono pode ampliar os riscos de problemas de saúde em adultos. De acordo com os pesquisadores, mesmo a iluminação mais baixa nesse período da noite pode prejudicar a função cardiovascular, aumentando a resistência à insulina durante a manhã seguinte. Essa relação, por sua vez, aumenta as chances de desenvolvimento de diabetes, hipertensão e obesidade.

    A primeira parte da pesquisa, publicada em março deste ano, foi realizada com adultos saudáveis, na faixa dos 20 anos, e a segunda etapa contou com participantes entre 60 e 80 anos que já tinham predisposição à diabetes e doenças cardiovasculares. Durante ambos os experimentos, a presença de luzes como a de monitores eletrônicos ao longo de uma única noite levou ao aumento dos níveis de açúcar no sangue e à aceleração cardíaca.

    De acordo com a pesquisadora Phyllis Zee, responsável pelo estudo, a luz baixa entra pelas pálpebras e perturba o sono, mesmo quando estamos com os olhos fechados. “Até mesmo pequenos pontos de luz criam um déficit no sono profundo e no estágio de movimentação rápida dos olhos. É durante essas fases do sono que ocorre maior renovação celular”, explica a cientista.

    A voz de Santa de Quitéria


    Nenhum comentário:

    Postar um comentário